12/12/2005

Treinamento no LACFree 2005


[português]
Na primeira semana de Dezembro de 2005, a EMPREL - Empresa Municipal de Informática www.recife.pe.gov.br/emprel
realizou, como parte de suas atividades de migração e divulgação da tecnologia livre, o evento LACFree 2005.

Dentre as atividades destacamos neste momento o treinamento de Introdução ao Desktop GIS com OpenJUMP, ministrado por
Ezequias Rodrigeus da Rocha e João Batista Brito no centro de treinamento da prefeitura do Recife. Esta atividade contou com o apoio da DIAT da EMPREL e com a prefeitura do Recife, onde reiteramos nossas considerações pelos esforços de toda a diretoria e da DIAT, e em especial a Jailton Valeriano por seu esforço no cumprimento de todo o processo.

Agradecemos também a Alexandre José Gonçalves (Gerente da GSSP - Gerência de Serviços e Sistemas e Serviços Públicos) por sua confiança e dedicação a um projeto tão desbravador.

Para falarmos do treinamento, gostariamos inicialmente de expressar que a iniciativa da EMPREL é de fomentar mais ações dete tipo nos anos seguintes, criando uma comunidade forte e participativa com uma participação forte de nossa diretoria de Informática (José Alberto) e a participação incisiva na implementação de uma distribuição GEO livre por intermédio de
Paulo Cezar. Destacamos também a força na colaboração dos trabalhos por Flávia Coelho Couto, Siegfried Mourão Mittelbah e Márcia Lúcia, todos presentes em nossos materiais de divulgação.

Um dos pontos mais importantes do treinamento foi a criação de uma lista de discussão dentre os participantes do treinamento. Dentro em breve estará disponível uma lista com o domínio da Prefeitura recife.pe.gov.br para que mais pessoas entrem nesta comunidade.

No dado evento distribuiu-se o material do curso (Softwares/Documentação e Base de Testes) para os alunos, afim de que nada ser perdesse durante o treinamento com anotações. Por este e outros motivos o treinamento transcorreu de maneira calma e perene.

Gostariamos de expressar nossa alegria por fazer parte deste momento que a PCR está passando de opção por um GIS livre, pois desta forma poderemos estar atualizados com as novidades da tecnologia, bem como abertos para novos colaboradores de diversas cidades do Brasil e do mundo.

Um projeto cosmopolita, interdisciplinar e empolgante é o que nos move neste anos que se aproxima. O OpenJUMP, bem como os demais softwares envolvidos no projeto têm tudo para tornar mais popular a produção, elaboração e análise dos mapas compartilhados pelos membros da prefeitura.

Algumas fotos do evento podem ser encontradas no site abaixo:
http://www.flickr.com/photos/tags/lacfreeopenjumptraining/

Boa sorte a todos e nos veremos na lista.

Atenciosamente
Ezequias Rodrigues da Rocha

Um comentário:

My Daily Struggles disse...

Greetings from the USA.