1/06/2006

Só de Sacanagem

"Meu coração está aos pulos
Quantas vezes minha esperança será posta a prova
Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro
Do meu dinheiro, do nosso dinheiro
Que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós
Pra cuidar gratuitamente da saúde deles e do seus pais
Esse dinheiro, viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cáis
É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz
Mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha a quebrar no nosso nariz.
Meu coração ta no escuro
A luz é simples! Regada ao conselho simples
De meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam:
Não roubarás, devolva o lápis do coleguinha, esse apontador não é seu, minha filha!
Pois bem, se mexeram comigo
Com a velha e fiel fé do meu povo sofrido
Então agora, eu vou sacanear:
Mais honesta ainda eu vou ficar
Só de sacanagem!!!
Dirão: Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba...
E eu vou dizer:
Não importa, será este o meu carnaval
Vou confiar, mais e outra vez
Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos
Vamos passar a limpo a quem a gente deve
E receber limpo do nosso freguês
Com o tempo, a gente consegue ser livre, ético e o escambal!
Dirão: É inútil! Todo mundo aqui é corrupto
Desde o primeiro homem que veio de Portugal
E eu direi:
Não admito, minha esperança é imortal
E eu repito: ouviram?
IMORTAL!!!
Sei que não dá pra mudar o começo
Mas se a gente quizer
VAI DAR PRA MUDAR O FINAL!!!..."

Elisa Lucinda
------------------------------
Texto declamado por Ana Carolina durante seu show no Tom Brasil, SP, em 15 de agosto de 2005

Nenhum comentário: