7/13/2006

A marcha do Software Livre

[pt]
Nesta última noite assistí a um filme chamado "A Marcha dos Pinguins" de Luc Jacquet um filme surpreendente. Nunca imaginei o quanto é sofrida a luta pela vida dos Pinguins Imperadores no polo Sul.
Impressionante foi constatar que a luta pela renovação da vida destas tão graciosas criaturas. Meses sem comida e a espera pelo alimento recompensada. Muitos ficam pelo caminho, outros conseguem reavivar o estigma de seus antepassados. Vale a pena conferir este histórico filme.

Ocorreu-me analisar o filme sob o prisma do software livre, claro. Sou um entusiasta desta filosofia e não me atenho a outra coisa ultimamente. Em especial o softawre livre em Geo me trouxe muito mais alegrias do que decepções. Muito se lutou para incutar na cabeças das pessoas um movimento contrário ao que está acostumado o mercado.

Soluções livres são sempre doloridas como a vida de um pinguim (aliás foi uma perfeita escolha fazer do pinguim o símbolo do Linux) mas não aceito desculpas esfarrapadas como são sempre propagadas pelos que não aceitam o novo.

Este filme me fez acreditar ainda mais no poder da persistência e na crença pelo futuro melhor. O software livre não é para todos, assim como a vida não é para todos, temos que lutar por ela e com o software livre também.

Viva os pinguins e os entusiastas livres. Viva a colaboração e a inteligência. Viva pinguim Imperador.

Nenhum comentário: