9/22/2007

R$ 29,99

Já há algum tempo venho refletindo sobre o comércio brasileiro e como ele se comporta para ganhar a preferência nacional. A fórmula é bem simples, mas funciona como nunca em uma sociedade como a nossa.

A tática consiste sempre em levar vantagem ao comprador. Como todos sabem o brasileiro sempre quer levar vantagem em tudo, mesmo quando sabe que está sendo enganado. Comprar um produto com promoção de 30, 40, 50% sempre atrai uma parcela grande da população. Comprar em até 30, 4o, 50 vezes faz você acreditar que você está pagando aos poucos ao vendedor e por isso deixando-o em suas mãos.

Comprar para pagar só em janeiro também é uma tática de levar vantágem em relaçãos aos "otários" que não pegaram essa tal promoção e vão ficar sem grana por serem mais bobos que você. Comprar uma câmera que é a metade do preço que as concorrentes só pra levar vantágem sobre as outras empresas.

Será que comprando por R$ 19,99 eu estarei levando vantágem de alguma forma ? Será que todos pensam assim para o comércio se comportar desta forma ou estou pirando ?

"Vamos comprar que são os últimos dias" ou "é só até amanhã" são fases que caem em cheio no inconciente corrupto coletivo nacional. São por estas e outras que todos nós sabemos que eu me pergunto:

Por que nós não nos contentamos em pagar o preço que o nosso fornecedor deseja pelo seu trabalho e capacidade de venda ? Por que ele tem que sempre achar que agente quer levar vantagem ?

Por que eu somente me motivaria a comprar se fosse para levar vantagem sobre meus amigos e meus colegas. Estas perguntas estão sem respostas no meu inconsciente. Quem puder me ajudar por favor me escrevam.

Estou farto desta selva que é o Brasil e eu acho que não vou mais escrever Brasil com B maiúsculo. Que pena do meu brasil.

E a propósito, vai querer uma caneta por R$ 29,99 ?

Nenhum comentário: