6/11/2006

Tempos de Escola


Voltando à escola, (Fotos)

Neste último sábado, tive uma imensa felicidade em poder reaparecer em meu passado. A escola é sempre um lugar de reflexão. Refleti muito quando estive lá novamente. Instituto Profissional Maria Auxiliadora. Fico feliz por Deus ter me dado a oportunidade de relembrar minha segunda casa por anos e anos.

Rever a escola renovada me deu muita alegria. Muito bem tratada e renovada, era assim que eu queria revê-la e foi assim que a vi. As antigas pessoas ainda estavam lá. Uma das funcionárias me reconheceu e eu também a ela. É recompensador ir ao meu antigo cantinho de brincadeiras, meu antigo lugar de estudos e meu antigo local de oração. Obrigado irmãs salesianas. Sei que aqueles momentos nunca vão voltar, mas sei também que sempre é bom rever o passado, ainda mais aquele passado tão puro e sossegado.

Quem tiver a oportunidade de revê-lo o faça. Garanto que esta emoção também você irá guardar por décadas. Voltei com minha filhinha, nunca imaginaria que Deus me guardaria isso, mas ele o fez. Voltei com minha esposa, nunca imaginei que Deus me guardaria isso também, mas ele o fez, junto com minha sobrinha. Feliz é o homem que tem família, esperanças e memórias pra guardar.

Mas o que acontece quando você volta ao local de sua infância depois de 11 anos ? Você é tomado por um sentimento saudosista e incontrolável. Você se lembra que sua infância foi mágica, você se lembra que aquele local simples da década de 80 não existe mais e ai você entende o que seus pais dizem quando falam que antigamente o mundo era melhor.

Voltar ao passado é impossível porque ele não existe mais, só em nossas cabeças e de nossos amigos. Você se arrepende um pouco mais por não ter brincado mais um pouco na hora do recreio, você se arrepende de não ter conversado mais e procurado mais amigos na escola. Nosso passado não está estampado em nossa cara, ele reluta em nossa mente nos lembrando de nossa simplicidade e nossa origem. Para muita gente isso são somente fotos, mas para muitos dos que estiveram lá isso é reacender as imagens que estavam desbotando-se em nossas mentes. Nosso campo de barrinha e o parque da pré-escola já não existem mais, não faz mal, este documento vai ficar eternizado na internet hoje.

Veja fotos recentes de nossa escola:
http://www.flickr.com/photos/ezequias/tags/auxiliadora2006/

Um grande abraço a todos que fizeram o que sou hoje por interagirem comigo. Valeu mesmo.

Ezequias (zuzu)

2 comentários:

Anônimo disse...

Show de bola a iniciativa Zuzu. Foi uma época de ouro, inesquecível.

()'s

Renato.

Anônimo disse...

Meu filho, o texto está muito bom e a relexão tem profundidade......
Minha interrogação.... é sobre o passado, ele existe, por ter sido registrado, não só na imateria-lidade da nossa mente, mas registrado em fontes diversas daquele tempo. A história é dicotômica, pois registra o individual e, simultaneamente, o coletivo, ou seja, a sociedade e a temporalidade é complexa devido a permanência e a mudança. Bjos. Cahú